O VELHO JOGO DA FORCA - ATUALIZADO
O VELHO JOGO DA FORCA - ATUALIZADO
O Carrasco montado. Mostrando a colocação de todos os componentes.. |
O diagrama elétrico do circuito |
7 BLOCOS |
|
|
1. Oscilador de 2Hz com pequenos incrementos de voltagem. 2. Multivibrador de 2KHz 3. Duplicador de Voltagem 4. Detector de voltagem em cascata 5. debounce de ¼ segundo 6. “um lance” de 1/10 de segundo 7. Desligar. |
Diagrama em Bloco do Carrasco |
Quando a alimentação é ligada, o único bloco que entra em operação é o multivibrador de 2kHz, bloco 2. Ele é composto das portas“c” e “d” do CI2 e é alimenta o amplificador simétrico que consiste em Q11 e Q12 para carregar o eletrolítico de 100mf. O oscilador funciona a uma freqüência bastante alta e isto reduz o tamanho do condensador de junção. Este bloco de construção é chamado de DUPLICADOR DE VOLTAGEM e a voltagem que aparece no terminal de saída é muito próxima do dobro dos 9v da fonte menos a queda de voltagem produzida pelos dois diodos. Sob condições de carga zero, essa voltagem aparece na saída como 14v. Nós chamamos isso de BOOST (aumento) e damos o nome de BOOST de 12v porque reduz a voltagem para 12 volts quando em condições de carga plena.
Os mecanismos do circuito duplicador de voltagem são bem fáceis de se entender: O multivibrador “c” e “d” produz uma onda quadrada que alimenta as bases dos dois transistores complementares. Quando um transistor está totalmente acionado o outro está completamente desligado. Durante o primeiro ciclo, o portão de saída “c” é BAIXO e o BC557 é LIGADO. O pólo negativo do capacitor de 22µ é levado à grade negativa e carrega-o rapidamente pelo diodo 1N4002 superior, até 7.5v.
Ao mesmo tempo o eletrolítico de 100µ está sendo carregado até 7.6v pelos dois diodos. Quando o multivibrador oscila para ALTO, o transistor superior BC547 LIGA e o BC557 desliga. O pólo negativo do capacitor de 22µ é levado agora à grade positiva e seus 7,5 v somados à voltagem do eletrolítico de 100µ, trazendo a voltagem total para 15.2 volts menos 0,7 de queda do diodo mais baixo. Na realidade a queda de voltagem pelos diodos tem um efeito duplo em reduzir a voltagem uma vez que eles são usados em cada estágio da ação de duplicação de voltagem. Eles respondem por quase 3v de queda.
Nós também temos que incluir a queda de voltagem do coletor-emissor de cada transistor já que isso reduziu a voltagem máxima disponível nos eletrolíticos amplificadores de 22µ. Assim a voltagem resultante do duplicador é consideravelmente menor do que você esperaria. Todas essas quedas de voltagem em diodos e transistores são constantes em qualquer duplicador de voltagem e seriam obviamente menos percebidas quando se usa voltagem mais alta. Este arranjo é capaz de entregar 15 a 20 miliampéres e desde que não tem uma regulagem muito boa, a voltagem sob carga cai para aproximadamente 11 ou 12 volts. Isto é bastante para iluminar os LEDs 14 e 15 no circuito de cascata.
Os LEDs 14 e 15 são posicionados como os pés do homem enforcado e são controlados através do transistor Q10. A razão para prover um circuito duplicador de voltagem é dupla também. Introduz um bloco de construção novo em nossa "biblioteca" e acrescenta interesse ao projeto, ao mesmo tempo em que fornece um modo econômico de produzir a voltagem mais alta necessária em lugar de usar uma bateria de 12v.
Configuração Interna do CD 4011 |
COMO O CIRCUITO FUNCIONA
O jogo do HANGMAN consiste de 7 blocos principais de construção. Eles são mostrados no diagrama de blocos e identificados como segue:
Este é um circuito HÍBRIDO - composto por duas características diferentes. Nós combinamos transistores com CI's para conseguir uma atualização sobre um jogo mais antigo. A complexidade do circuito vem da repetição dos estágios transistorizados. Devido ao número de resistores de bias necessários sugerimos que você use uma placa de circuito impresso. Não só o layout da placa foi cuidadosamente projetado para parecer simétrico quando terminado, mas também para permitir que o projeto seja completado muito mais facilmente. As placas são impressas com uma legenda e se ajustam perfeitamente ao topo de uma caixa para projetos, assim o acabamento final fica parecendo profissional.
Todo mundo gosta de redescobrir algo já inventado anos atrás. Aqui está um jogo que todos nós jogamos na escola. Possivelmente com o nome de jogo da forca. O jogo é bastante simples. Um jogador pensa em uma palavra e escreve o número de letras daquela palavra na forma de caixas ou traços. O objetivo do jogo é para o oponente sugerir letras do alfabeto, e se elas estiverem corretas, são colocadas nos traços na mesma ordem que aparecem na palavra.
Para tornar o jogo mais interessante, um assunto a parte é apresentado efetivamente para contar o número de suposições incorretas. Cada vez que uma letra incorreta é sugerida uma estrutura sistemática é criada com linhas retas na forma de uma forca. Um boneco de traços representando uma pessoa que está sendo enforcada completa o diagrama.
O jogo é concluído quando a palavra correta é criada ou o boneco de traços é completado, o que ocorrer primeiro.
Esta é uma versão eletrônica daquele jogo. O boneco de traços e a forca são feitos de 15 LEDs e cada vez que a CHAVE DE TOQUE é acionada, uma seção a mais do desenho é iluminada.
Os últimos LEDs a serem acesos são 14 e 15 e representam os pés do homem. Quando esses LEDs estão no seu brilho máximo, o oitavo LED começa a piscar, indicando que o homem foi “ENFORCADO”.
O jogo pode ser jogado de duas maneiras. O modo normal envolve a palavra secreta e o uso do Enforcado para contar as letras incorretas. A outra sugestão é jogá-lo em turnos, acendendo os LEDs até que o oitavo LED entre em oscilação. O jogador que criar o primeiro sinal de oscilação contínua do oitavo LED é o vencedor.
Em ambos os modos, você vai ter muita diversão. Especialmente em um cômodo escurecido onde o efeito total dos LEDs é produzido.
ESTE PROJETO COBRE 7 PONTOS DA FORCA E FAZ UM JOGO MUITO INTERESSANTE PARA DOIS JOGADORES.