PASSAGEM DE NÍVEL
PASSAGEM DE NÍVEL
Em quase todos os modelos de trenzinhos, há pelo menos um lugar no qual a via férrea e uma estrada se cruzam. Se a prática de protótipos é para ser seguida então alguma forma de tornar o cruzamento seguro é necessária. Existem vários modos de conseguirmos isso, incluindo cancelas, portões e luzes de alerta. Modelar portões é bastante simples uma vez que eles se encontram disponíveis em kits plásticos, mas torná-los funcionais é bem difícil, pois um mecanismo um pouco complexo é necessário. Cancelas realmente funcionais aparecem em diversas maneiras. As mais simples usam o peso do trem pressionando uma pequena barra sob os trilhos para fechar mecanicamente as cancelas. O maior problema com esse sistema é que ele apenas fecha a cancela quando o trem está muito próximo do cruzamento, e freqüentemente apenas a locomotiva tem peso suficiente para acionar o mecanismo e mantê-lo fechado. Cancelas também podem ser acionadas por solenóides ou motores. Para a operação automática destas, sensores são necessários para detectar a aproximação do trem. Luzes de alerta são uma outra opção e elas não requerem mecanismos, entretanto, elas são usadas freqüentemente em conjunto com as cancelas. |
Um close-up da Passagem de Nível, mostrando a disposição dos componentes. Note que os pinos inseridos na Placa de Circuito Impresso são para mostrar aonde conectar os fios para os componentes externos. |
O diagrama do circuito da Passagem de Nível. Talvez você nem precise de todas as partes agora. Elas serão necessárias quando a unidade for expandida. |
Esta foto mostra um par de sinais de cruzamento com vias férreas, comerciais. São encontrados na maioria das lojas de ferreo-modelismo. |
A eletrônica necessária para alternar o acendimento das duas lâmpadas é simples. Multivibradores de dois transistores encontram-se disponíveis por cerca de 20 reais. Eles vêm em pequenos invólucros plásticos ou de epóxi e podem controlar uma ou duas luzes de cruzamento, mas a única maneira de ligar e desligar as luzes automaticamente é conectando-as a um conjunto extra de contatos em um relê utilizado em um bloco de circuito de sinalização automática. Quando o trem não está mais sobre o MEL-12, ele é acionado pela luz e torna a entrada do ‘gate OR’ LOW. Quando ambas as entradas do ‘gate OR’ estão LOW a saída também estará LOW, e o eletrolítico de 10µ irá descarregar através do resistor de 1M. Após cerca de 16 segundos a saída do inversor Schmitt no delay (pino 10) irá subir, desabilitar o oscilador e bloquear a saída HIGH do segundo estágio do 4013. Isso vai desligar ambos os transistores de saída.
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Mostramos aqui as trilhas da placa de circuito impresso e a sua legenda para o projeto PASSAGEM DE NÍVEL. |

O Kit Passagem de Nível |
LISTA DE PEÇAS |
2 - 1k 2 - 2k2 1 - 10k 1 - 100k 1 - 150k 1 - 1M 2 - 50k mini trim-pot 1 - 2u2 eletrolítico 1 - 10u eletrolítico 1 - 100u eletrolítico 4 - 1N4148 diodo 2 - BD140 transistor 2 - Mel 12 transistor Darlington 1 - CD40106 ou 74C14 1 - CD4013 2 - 14 Soquete para Circ.Integr. 1 - Placa de Circuito Impresso |
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Os sensores MEL12 são colocados em ambos os lados da Passagem de Nível se houver tráfego nos dois sentidos nos trilhos. A distância entre o sensor e o cruzamento deve estar entre 15 e 30 cm. |