Super maquina
SCANNER DO KITT
UM SCANNER REALÍSTICO PARA MODELOS DA SUPER MÁQUINA
A maioria das pessoas é familiar com as aventuras de um certo Trans-Am preto com 5000 Megabits de memória.
Esse carro começou sem emoções e argumentativo, mas assim que ele trilhou seu caminho através do primeiro episódio do seriado, todos queriam ter um igual.
A MPC lançou um modelo do Knight 2000 em 1983 e o primeiro lote foi vendido antes que eu pudesse colocar minhas mãos em um. Trinta lojas adiante...Sucesso!
O modelo da MPC era moldado em plástico preto, com janelas escurecidas e algumas partes cromadas. O carro era fornecido com um break-light vermelho, mas infelizmente, o scanner da dianteira era parte do molde preto.
Para tornar o modelo mais do que um chamariz de atenções, eu decidi colocar nele um scanner que funcionasse realmente.
Este projeto é o resultado da minha idéia.
O scanner é feito a partir de uma pequena placa de circuito impresso e montado abaixo do capô, de forma que os LEDS brilhem através de um pedaço de plástico vermelho colado ao molde preto.
O motor V8 turbo, o eixo de transmissão e o sistema de escapamentos devem ser removidos para criar espaço para a placa de CI.
O primeiro comentário que você pode fazer é que o carro original do seriado, o KITT, possuía 7 luzes, e o nosso scanner apenas 6. É que pudemos projetar um circuito simples, para apenas 6 LEDs, e infelizmente apenas 6 iriam caber.
SCANNER DO KITT
UM SCANNER REALÍSTICO PARA MODELOS DA SUPER MÁQUINA
A maioria das pessoas é familiar com as aventuras de um certo Trans-Am preto com 5000 Megabits de memória.
Esse carro começou sem emoções e argumentativo, mas assim que ele trilhou seu caminho através do primeiro episódio do seriado, todos queriam ter um igual. A MPC lançou um modelo do Knight 2000 em 1983 e o primeiro lote foi vendido antes que eu pudesse colocar minhas mãos em um. Trinta lojas adiante...Sucesso! O modelo da MPC era moldado em plástico preto, com janelas escurecidas e algumas partes cromadas. O carro era fornecido com um break-light vermelho, mas infelizmente, o scanner da dianteira era parte do molde preto. Para tornar o modelo mais do que um chamariz de atenções, eu decidi colocar nele um scanner que funcionasse realmente. Este projeto é o resultado da minha idéia.
O scanner é feito a partir de uma pequena placa de circuito impresso e montado abaixo do capô, de forma que os LEDS brilhem através de um pedaço de plástico vermelho colado ao molde preto. O motor V8 turbo, o eixo de transmissão e o sistema de escapamentos devem ser removidos para criar espaço para a placa de CI. O primeiro comentário que você pode fazer é que o carro original do seriado, o KITT, possuía 7 luzes, e o nosso scanner apenas 6. É que pudemos projetar um circuito simples, para apenas 6 LEDs, e infelizmente apenas 6 iriam caber.
Veja o KIT Completo do KITT Scanner
Circuito do Kit Scanner |
COMO O CIRCUITO FUNCIONA
O circuito consiste em dois blocos. O primeiro é um oscilador de onda quadrada, composto de dois transístores em uma disposição de multivibrador e o segundo é um circuito integrado CD 4017 que é um contador decádico. O multivibrador contém dois componentes extras para acelerar a onda e torná-la aceitável para todas as marcas de 4017. A menos que a saída tenha características de aumento e queda bastante rápidas, alguns 4017 não irão funcionar corretamente. Ou eles não fazem o seu trabalho corretamente ou saltam duas ou três saídas, perdendo o efeito do scanner. Os dois componentes de aceleração são: o diodo de sinal e um resistor de 39k, e são essenciais para a operação confiável do circuito. A saída do multivibrador alimenta a ENTRADA de CLOCK do chip. A partir daí, vem um circuito complexo de contagem no interior do 4017. O circuito conta até 10 e apenas uma saída está ativa (NÍVEL ALTO), durante cada um dos dez passos. Inicialmente, a saída no pino 3 está NÍVEL ALTO, enquanto todas as outras estão NÍVEL BAIXO. Após o ciclo seguinte do contador, a segunda saída (pino 2) torna-se ativa enquanto todas as outras estão NÍVEL BAIXO. Após o ciclo seguinte o pino 4 se torna ativo e assim por diante até a décima saída, que é o pino 11. Nós podemos ver o efeito dessas saídas tornando-se ativas, colocando 10 LEDs nessas linhas. Eles darão o efeito de ‘luz sequencial’. Lembre-se disto. Nós colocamos 10 diodos de sinal na saída do chip, de forma que podemos iluminar um conjunto de LEDS a partir de uma de duas linhas diferentes. Oito desses diodos formam 4 portões OU, para direcionar as saídas apropriadas do 4017 para os LEDs correspondente. Os dois diodos restantes equalizam o brilho dos dois LEDs que não estão nos 4 portões. As 6 primeiras saídas operam os diodos em uma sequencia normal de iluminação. A parte inteligente vem com a saída Q6. Ela é tomada no quinto LED e isso cria o efeito de inverter a seqüência. Q7 direciona o quarto LED e esse efeito de reversão continua até o segundo LED. O chip então terá completado um ciclo e a primeira saída é então LIGADA. Isso acende o primeiro LED para completar a seqüência de ida e volta do scanner. Cada vez que o 4017 passa por sua seqüência de 10 saídas, o scanner completa uma seqüência de ida e volta.É assim que o efeito é gerado. É a primeira vez que alguém usou o chip dessa maneira e isso mostra que você não precisa ficar preso a qualquer convenção.
Lista de Peças |
1 - 330R 1/4 watts |
CONSTRUÇÃO
O SCANNER é construído em uma placa de CI que possui uma extremidade especialmente modelada para adaptar-se ao modelo plástico e dar aos LEDs o raio de curvatura que eles precisam para seu alinhamento com a forma do modelo, por trás de uma tela de difusão vermelha. Essa extremidade é modelada antes dos componentes serem soldados, cortando-se o excesso da placa com um alicate de corte. Após isso, é dado acabamento à placa com uma lima.
Veja a foto antes de montar os componentes para ver como e onde eles são colocados. Alguns são colocados deitados contra a placa, e outros em pé, para ocupar o menor espaço possível. Comece colocando os 11 diodos de sinal. Alguns deles ficarão deitados contra a placa, e outros, quase em pé. A maneira com que eles são dispostos depende da distância entre os furos, e você terá que dispô-los da forma mais justa possível. Os 10 diodos (em fila), são virados para o mesmo lado, e o diodo único do oscilador tem a face voltada para baixo. A seguir, monte a linha de 5 resistores e o único resistor que fica deitado na placa. Os resistores na fila são colocados em pé, por isso é importante observar corretamente os seus valores. Eles estão marcados claramente na legenda da placa e você também pode consultar o diagrama do layout no artigo. A seguir, solde o diodo de proteção da entrada à placa de CI. Esse diodo também é colocado em pé. Em seguida adapte o soquete do circuito integrado de forma que a identificação do pino 1 (ou um corte, ou um canto chanfrado no soquete) alinhe-se com o ponto na placa de CI. Isso tornará a adaptação do CI bem mais fácil.
Os dois transístores são colocados de forma que quase toquem a placa de CI e apenas um vão, igual a altura de um resistor os separe da placa. Os três eletrolíticos são montados de forma que o pólo positivo esteja no furo identificado na placa. Note que o pólo negativo é identificado no componente, enquanto que o positivo é identificado na placa. Não se confunda! Os últimos componentes a serem montados são os LEDs. Uma vez que você os coloque, eles não podem ser mudados, pois os terminais serão muito curtos. Assim, faça-o com cuidado. O terminal cátodo é o mais curto, e é soldado diretamente à trilha da placa. Ele não passa por nenhum furo. O terminal ânodo passa sobre a placa e desce por um furo onde é soldado. Corte o terminal ânodo como mostrado no diagrama abaixo, e dobre-o 90°. Corte o terminal cátodo bem curto, e o LED está pronto para montagem. Coloque o na placa, e solde cada terminal rapidamente para evitar danos ao cristal no interior do LED. Essa é uma maneira incomum de montar-se LEDs, mas é perfeitamente adequada ao nosso projeto. Há uma coisa que você jamais deve fazer. Separar os terminais de um LED, pois isso irá quebrar o encapsulamento plástico e danificar o LED. Haverá, entretanto, uma ligeira separação dos terminais quando forem colocados no projeto, e isso é o máximo permitido.
Montagem dos LEDs |
Coloque apenas um LED e cheque para ver se foi colocado corretamente. Coloque o CI e conecte o projeto à fonte de 6V. O LED deve acender e apagar. Caso contrário, verifique a orientação, observando o corpo do LED e notando uma concavidade. Esse é o lado do cátodo, e vai diretamente no lado inferior da placa. Teste o LED com um multímetro com o projeto ligado. A agulha deve oscilar até 1,5V por um período curto de tempo. Se isso acontecer, e o LED não acender, é provável que você tenha danificado o LED, ou separando seus terminais, ou aquecendo-os demais durante a soldagem. Se o LED acender, continue com o restante, até que todos estejam colocados bem juntos em uma linha.
Certifique-se de que eles acompanhem o raio da curva na placa, de forma que se adaptem corretamente atrás da tela. no carro. Dois LEDs indicadores de força são soldados à placa e devem ser longos o bastante para atingirem a traseira do modelo. As 4 pilhas AAA são colocadas em seu compartimento e soldadas juntas para formar um módulo de bateria de 6V. Uma pequena chave deslizante é colocada abaixo do modelo, para ligar e desligar o scanner. Agora é hora de testar o projeto e observar o seu efeito. Você vai achá-lo bem hipnótico. Se tudo deu certo, monte a placa invertida no compartimento sob o capô de forma que fique paralela ao assoalho. Faça alguns espaçadores para apoiar a placa e mantê-la sempre na mesma posição. Agora tudo está pronto para o toque final e apresentação. Termine a montagem do modelo, e assegure-se que não há nenhum traço da montagem, como fios, pontas da placa ou baterias, à vista. Eu sei que você ficará plenamente satisfeito com o efeito, mas conte a novidade lentamente a seus amigos: Diga "Não seria legal ter o efeito real do scanner da Super-máquina"? Então acione a chave!
CASO NÃO FUNCIONE
Há duas seções neste projeto. Se os leds não funcionarem, a falha estará em uma delas. Você precisa isolar qual seção apresenta problema. Primeiramente teste o multivibrador. Coloque um multímetro, selecione VOLTAGEM, entre o pino 14 e o terra. A agulha deve oscilar, indicando que a seção dos transístores está produzindo uma onda. Se a onda estiver presente, o defeito pode ser do 4017. Cheque a voltagem no pino 16. Deve ser a voltagem de trilha. Cheque a voltagem nos pinos 13 e 15. Deve ser NIVEL BAIXO, para o chip contar. Se o primeiro LED permanece aceso, o 4017 pode estar danificado, ou a onda de entrada é muito fraca para acionar o chip. Tente um novo chip.
O próximo passo é isolar o chip do multivibrador. Isso é feito isolando-se o pino 14 do circuito e conectando um jumper a ele. Leve esse jumper à trilha e então à terra. Isso vai produzir uma transição completa na linha de clock e espera-se que o chip faça contagem. Se isso ocorrer, os pulsos de entrada são MUITO PEQUENOS ou de má qualidade.
Um CR0 seria bem prático para testar a forma da onda, mas se não estiver disponível, você pode criar um clock manualmente no chip, através do circuito de transístores. Primeiramente pegue um terminal base e aterre, então aterre o outro terminal base. Enquanto faz isso, você pode medir a voltagem no coletor do transistor de saída e verificar se ela muda de NÍVEL BAIXO para NÍVEL ALTO.Se o chip não produzir clock, a falha estará no transistor de saída. Ele pode não estar conectado com o terra, o diodo pode estar invertido, ou criando um vazamento que irá inibir a amplitude do pulso de saída, ou o resistor tem o valor incorreto. A outra única possibilidade é o transistor. Ele pode estar com defeito e não amplificar satisfatoriamente. Se o chip saltar LEDs, durante a operação, o circuito que dá forma aos pulsos pode estar com falha, ou a amplitude do seu sinal é muito baixa para o chip. Também pode ser o 4017. Alguns 4017 possuem circuitos Schmitt na linha de entrada para reduzir os efeitos de ruídos. Outros não têm esse circuito. Tente um chip de outra marca. Se um ou mais LEDs falham em acender, coloque o multímetro na saída correspondente e observe a agulha. Se ela pulsar entre NÍVEL ALTO/NÍVEL BAIXO, o sinal está sendo emitido pelo chip, e o LED está com falha (ou a sua solda). Teste o sinal no outro pólo do diodo. Se não estiver presente, o diodo está defeituoso ou foi colocado com a orientação invertida. Se o scanner está rodando muito rápido, os eletrolíticos estão errados, ou "secos". Isso também pode ocorrem devido a valores errados de resistência nas linhas de base. O resistor 330R na linha de cátodo dos LEDs é um resistor limitador de corrente, para evitar que os LEDs recebam corrente excessiva. Certifique-se de que ele esteja conectado ao circuito ou os LEDs não irão acender. Se você seguir estas sugestões o seu scanner deve estar funcionando perfeitamente. Eu espero que você o considere uma adição cativante ao seu